SISTEMA DE CONSELHO DE PSICOLOGIA

  • Nota Técnica com Parâmetros para atuação das e dos profissionais de Psicologia no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

    Publicada em 2016, esta Nota Técnica com Parâmetros de atuação apresenta o esforço de complementar as referências técnicas para o exercício profissional da psicóloga e do psicólogo no SUAS, publicado pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), e substituir a publicação conjunta do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Federal de Serviço Social, intitulada de ‘Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogas e psicólogos na Política de Assistência Social’, e cuja publicação ocorreu em 2007. Registra-se, assim, neste documento o acúmulo de saberes e produções de conhecimentos sobre o trabalho das psicólogas e dos psicólogos, passados nove anos desde a primeira versão dos parâmetros. Nesse sentido, o desafio proposto é trazer para análise e consulta a atuação da Psicologia construída em todo esse período.

    Esse documento visa orientar as/os profissionais de psicologia de modo a potencializar sua intervenção junto às usuárias e usuários/sujeito de direitos, tendo em vista os entraves que favorecem a manutenção da situação de desigualdade brasileira, com ênfase na necessidade constante de reflexão crítica acerca do lugar que a psicologia ocupa na política de assistência social.

    Clique para visualizar
  • Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS / Conselho Federal de Psicologia (CFP).

    Publicado em 2007, esse documento apresenta referências técnicas para a atuação da(o) psicóloga(o) no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Tem como objetivo trazer para a reflexão, com os profissionais da Psicologia, aspectos da dimensão ético-política da Assistência Social, a relação da Psicologia com a Assistência Social, a atuação da(o)psicóloga(o) no CRAS e a gestão do trabalho no SUAS. Apresentam-se algumas referências para a atuação da/o psicóloga/o no CRAS sem a pretensão de apresentar um modelo único, fechado, mas apontar possibilidades e convocar a categoria à reflexão e contribuição.

    Clique para visualizar
  • Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas (os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS

    Publicado em 2012, o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, produzido a partir da metodologia do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), este documento busca construir referência sólida para a atuação da Psicologia na área.
    As referências construídas têm como base os princípios éticos e políticos norteadores do trabalho das(os) psicólogas(os),
    possibilitando a elaboração de parâmetros compartilhados e legitimados pela participação crítica e reflexiva da categoria.

    Clique para visualizar
  • Código de Ética Profissional do Psicólogo

    Consoante com a conjuntura democrática vigente, o presente Código foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania. O processo ocorreu ao longo de três anos, em todo o país, com a participação direta dos psicólogos e aberto à sociedade.
    Este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de
    um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo.

    Clique para visualizar