LEITURA COMPLEMENTAR

  • PRODUTO 5 Documento técnico contendo texto destinado à publicação no formato de cadernos de experiências de implementação do PAIF

    Este texto destina-se a compor uma publicação no formato de cadernos de experiências de implementação do PAIF, baseando-se nos principais resultados da pesquisa sobre o trabalho social com famílias no PAIF. Dessa maneira, está fundamentado nos dados levantados nas fases iniciais da pesquisa, oferecendo referências metodológicas para esse trabalho. Apresenta, de maneira sintética, as principais experiências de trabalho social com famílias encontradas em campo, que serão tomadas como discussão sobre alternativas possíveis, abrindo um leque de opções que podem ser apropriadas pelas equipes. Inicialmente, é apresentada uma síntese sobre as diretrizes para o trabalho social com famílias com a finalidade de situar as metodologias descritas. Em seguida, são discutidas as Metodologias Participativas como um instrumento importante para a atuação na Proteção Social Básica e no PAIF. São resumidas as características básicas dessas metodologias e são apresentadas diversas alternativas encontradas na literatura. Em seguida, são apresentadas, de maneira sintética, os principais exemplos de trabalhos com metodologias participativas encontradas na pesquisa de campo. Finalmente, são feitas considerações finais sobre a apropriação das metodologias qualitativas no trabalho social com famílias no PAIF.

    Clique para visualizar
  • PRODUTO 4 Documento técnico Final

    “Documento técnico final descritivo e analítico que contemple (a) o estado das artes sistematizando a pesquisa sobre trabalho social com famílias e a realizada com famílias no âmbito do PAIF nos CRAS pesquisados; (b) descrição das metodologias que se destacarem indicando quais seriam as potencialidades delas para a melhoria do serviço; (c) desafios colocados na Oficina de Validação do estudo; (d) Sumário executivo para divulgação da experiência em outros fóruns.”
    Esse produto apresenta o documento técnico final descritivo e analítico da pesquisa sobre o trabalho social com famílias no âmbito do PAIF. Após apresentar a pesquisa, é feita a sistematização (1) da análise das experiências de trabalho social com famílias veiculadas em publicações acadêmicas e profissionais e (2) da análise do trabalho de campo sobre o trabalho social com famílias no âmbito do PAIF. A partir desta sistematização, são comentadas as metodologias mais relevantes e discutidos os desafios identificados na pesquisa. Em seguida, é oferecido um sumário executivo da pesquisa. Por fim, em anexo, são incluídos os casos da pesquisa (que foram revistos após uma Oficina de validação) bem como um sumário executivo para a divulgação da pesquisa.

    Clique para visualizar
  • PRODUTO 3 DOCUMENTO TÉCNICO PARCIAL, DESCRITIVO E ANALÍTICO, DAS METODOLOGIAS DE TRABALHO COM FAMÍLIAS ENCONTRADAS NO TRABALHO DE CAMPO, NA PESQUISA SOBRE O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NO ÂMBITO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF)

    Este produto apresenta um documento técnico parcial, descritivo e analítico, das metodologias de trabalho com famílias encontradas no trabalho de campo, na pesquisa sobre ‘O trabalho social com famílias no âmbito do Serviço de Proteção e Atenção Integral à família (PAIF)’. A pesquisa visa identificar experiências relevantes e compreender os desafios enfrentados para o desenvolvimento do serviço. Tratam-se, portanto, de conclusões preliminares uma vez que o produto subseqüente será o Documento técnico final descritivo e analítico que contemple (a) o estado das artes sistematizando a pesquisa sobre trabalho social com famílias e o realizado com famílias no âmbito do PAIF nos CRAS1 pesquisados e com a descrição das metodologias que se destacarem indicando quais seriam as potencialidades delas para a melhoria do serviço. De acordo com a programação da pesquisa o Produto 4 deverá ainda incorporar as contribuições de especialistas na área a partir da discussão do Produto 3.

    Clique para visualizar
  • PRODUTO 2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE METODOLOGIAS DE TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS E ANÁLISE DO “ESTADO DA ARTE” DO EMPREGO DAS MESMAS

    Este Produto tem o objetivo de fazer uma revisão bibliográfica sobre metodologias de trabalho social com famílias e análise do “estado da arte” do emprego das mesmas, visando (1) construir um referencial de análise para as experiências estudadas na pesquisa sobre o trabalho social com famílias no PAIF, orientando a formulação das questões de pesquisa, e, ainda (b) levantar subsídios para a discussão sobre metodologias de trabalho social com famílias no PAIF a partir de experiências realizadas, publicadas na literatura especializada, e do diálogo interdisciplinar. Para tal, dividimos o produto em 4 partes: (1) Família e Proteção Social; (2) A família na Política Nacional de Assistência Social, com ênfase na Proteção Social Básica, no Centro de Referência da Assistência Social e no Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família, (3) Análise de relatos de experiência de trabalho social com famílias no âmbito da proteção social básica da Assistência Social; (4) O diálogo interdisciplinar e o trabalho social com famílias, com um levantamento de métodos de trabalho social em diversas áreas, como educação, psicologia social, psicologia clínica e ciências sociais e de suas possíveis contribuições para o trabalho com famílias no PAIF.

    Clique para visualizar
  • PRODUTO 1 – Delineamento do Estudo, Roteiros dos Instrumentos de Pesquisa Pesquisa sobre trabalho social com famílias no PAIF

    O documento relata a pesquisa realizada no ensejo da consultoria sobre metodologias de trabalho social com famílias no âmbito do Serviço de Atenção Integral à Família – PAIF. Propõe-se um estudo a partir de pesquisa bibliográfica e análise de experiências implementadas por administrações locais, registradas em premiações nacionais sobre o tema ou localizadas em sítios de domínio público, além daquelas identificadas em pesquisa de campo. A sistematização das experiências pretende, prioritariamente, dar visibilidade às metodologias de trabalho social com famílias e situá-las em marcos conceituais, técnicos e organizacionais. Espera-se ainda compreender os principais desafios enfrentados em realidades concretas para o desenvolvimento desse serviço, além de conhecer estratégias bem sucedidas para o enfrentamento das suas dificuldades, permitindo mais qualidade no processo de atenção integral à família. Na primeira parte deste Produto, é feita uma pequena revisão de princípios, diretrizes e objetivas da Política Nacional de Assistência Social que podem orientar a identificação de boas práticas de trabalho social com famílias no PAIF. Na segunda parte, são delineados os procedimentos metodológicos adotados para a presente investigação.

    Clique para visualizar
  • Informação e Conhecimento para Políticas de Desenvolvimento Social (livro)

    Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. SAGI: Informação e Conhecimento para Políticas de Desenvolvimento Social / Organizadora Elisabete Ferrarezi. -- Brasília, DF: MDS; Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2016. 320 p. ; 21x26 cm. ISBN: 978-85-5593-003-4

    A presente publicação, SAGI: informação e conhecimento para políticas de desenvolvimento social, é mais um dos registros
    necessários neste momento de consolidação de nossas políticas e de reflexão sobre seus efeitos na mudança social no país. Desde 2004, a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação tem produzido um acervo considerável de estudos de avaliação de resultados e impactos dos programas do Ministério, de diagnósticos de públicos-alvo a serem atendidos, de pesquisas para identificação de problemas de implementação das ações, de indicadores de monitoramento de atividades estratégicas e de aplicativos informacionais para gestão.

    Clique para visualizar
  • SCFV: PERGUNTAS FREQUENTES

    O documento que apresentamos tem o objetivo de orientar estados, municípios e Distrito Federal para a gestão e execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), bem como de subsidiar o debate e o planejamento necessários para o bom funcionamento e a qualidade do serviço prestado aos usuários, além de auxiliar no monitoramento e na avaliação deste nos territórios.
    Versão atualizada em 23 de março de 2015.

    Clique para visualizar
  • Sugestão de Leitura: Plano nacional de promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária

    O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária é um marco nas políticas públicas brasileiros, rompendo com a cultura da institucionalização de crianças e adolescentes e fortalecendo o paradigma da proteção integral e da preservação dos vínculos familiares e comunitários preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
    Autor(es):
    Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA);
    Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)

    Clique para visualizar
  • SCFV para Pessoas Idosas: Orientações Técnicas

    Este documento de Orientações Técnicas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas é uma versão preliminar elaborada pelo MDS em 2012. Torna-se fundamental ressaltar que a alternativa de organização do serviço, proposta neste documento, caracteriza-se como sugestão de traçado metodológico, sendo que os municípios e o DF podem aplicar a metodologia proposta ou adaptar e propor outras metodologias, desde que alinhadas à Tipificação.
    Dessa forma, o MDS apresenta, neste documento, uma contribuição ao debate sobre a oferta do SCFV para pessoas idosas na proteção social básica, processo esse que será enriquecido pelas práticas e reflexões de gestores, trabalhadores e estudiosos da área nos municípios e no DF. O importante é que as colaborações contribuam para tornar a prática mais efetiva e o serviço adequado às necessidades da população.

    Clique para visualizar
  • SCFV- Plano de Reordenamento para os SCFV

    Publicação de 2016 da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

    Clique para visualizar